Com dicas para você encarar os dias aquecidos com mais disposição, você pode aproveitar os seus dias com mais qualidade e prazer
Não é incomum vermos nas redes sociais inúmeras declarações de pessoas dizendo não suportar os dias quentes. Outras pessoas já declaram um amor incondicional. Em plena primavera deste ano de 2020, ondas históricas de calor atingiram regiões do Brasil, com marcas de temperatura de 40 a 45ºC. Neste estágio, existe mesmo o fator de risco à saúde e atitudes básicas precisam ser tomadas para que consigamos atravessar estes momentos da melhor maneira.
O fato é que o clima esquentou muito antes do verão. Que tal descobrir, em dicas selecionadas, maneiras de aplacar o calor e garantir o bem-estar, com recursos simples? Nos acompanhe.
1.Hidratação
Beba muita água fresca. Alterne com sucos de frutas, batidas, sorvetes. A desidratação por calor afeta a capacidade de raciocínio, pode trazer irritação, fraqueza e outros sintomas. Não espere sentir sede, tenha sua garrafinha de água fresca ao lado. Sede já é o primeiro sintoma de desidratação.
2.Vista-se confortavelmente e atenção a cor
As roupas feitas em tecidos leves, arejadas, são ideais para o verão. Quanto as cores, existe uma crendice que afirma que as claras, preferencialmente o branco por refletir a luz, dissipa melhor o calor, deixando corpo mais fresco.
Tal conceito é cientificamente equivocado: “Nós emitimos energia térmica. Se usamos roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair”, afirma Arturo Quirantes, professor da Universidade de Granada, na Espanha, e autor do blog científico El profe de Física (O professor de Física). “No entanto, se o tecido é preto, ele o absorve. E, se houver vento, ele leva o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria), que é um mecanismo eficiente para nos manter frescos”.
Em matéria publicada pela BBC, link https://bbc.in/3dmE0uw, Quirantes fala de um estudo, publicado na revista Nature, sobre a roupa usada pelos povos beduínos, que vivem no deserto e vestem suas longas mantas pretas. Tal estudo “contestou a ideia corrente de que roupas escuras provocam mais calor”.
3. Lenços ou toalhas úmidas
O famoso abanar-se com força, seja com um leque ou as mãos, pode ter efeito contrário. Apesar do ato produzir alguma brisa, a agitação dos movimentos pode aquecer ainda mais seu corpo. Tenha em mãos um lenço ou toalha umedecida com água fresca. Refresque-se, limpando o suor ou deixe o tecido úmido sobre o pescoço ou a testa. Isto pode auxiliar na redução de temperatura.
4. Deixe o ar entrar mas obstrua o sol
Cortinas, persianas entre outros acessórios podem segurar a luz solar sem impedir a circulação do ar em casa. A circulação de ar natural promove frescor.
5. Banhos frescos
Um banho com a resistência da ducha desligada pode ser refrescante, agradável e revigorante. Você ainda economiza eletricidade.
6. Corte de cabelo
Que tal fazer um corte que já combina com o verão. Vai elevar sua autoestima e permitir uma sensação mais fresca. Procure a opinião de um visagista.
7. Passeios: fase verde da pandemia
As cidades estão entrando na fase verde da pandemia do Coronavírus, que atingiu o ano de 2020. Ao decidir sair, tenha certeza que o local visitado atende a normas de segurança, conta com higienização e não aglomere. Mas, a medida que parques são liberados, com o uso de máscaras, você pode caminhar, sentir a brisa e refrescar-se. Apenas lembre-se dos cuidados necessários.
Essas recomendações são simples, mas podem ajudar a você encarar o período mais quente do ano com toda leveza e total bem-estar. As estações primavera e verão representam um tempo de alegria, liberdade, cores e vida.
Um trecho da poesia de William Blake, para inspirar você neste período:
Veja o mundo num grão de areia,
veja o céu em um campo florido,
guarde o infinito na palma da mão,
e a eternidade em uma hora de vida!